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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
POVEDANO, Rafael; SALGADO JUNIOR, Alexandre Pereira; SOUZA JUNIOR, Marco Antonio Alves de y REBEHY, Perla Calil Pongeluppe Wadhy. Indicadores e metas para avaliação do desempenho escolar: Uma análise DEA de dois estágios do IDEB de escolas públicas municipais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2021, vol.29, n.113, pp.899-933. Epub 26-Oct-2021. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902760.
Melhorar a qualidade da Educação leva à melhoria das taxas de desenvolvimento social e econômico de indivíduos e países. Poucos estudos buscam identificar práticas efetivas nas áreas pedagógica e gerencial que possam direcionar os atores educacionais em suas ações. Assim, esse estudo tem como objetivo identificar indicadores e metas para o aumento do desempenho escolar na disciplina de português no Ensino Fundamental municipal - nível II. Essas práticas foram identificadas com base na análise das escolas municipais brasileiras de alto desempenho. As escolas foram selecionadas e agrupadas por nível socioeconômico para mensurar a eficiência, por meio da ferramenta DEA de dois estágios. Além disso, foram encontrados 45 indicadores e seus objetivos, que podem aumentar o desempenho das escolas no ensino de leitura de escrita. Eles estão relacionados aos vários atores do processo educacional, como: estudantes, professores e diretores. Alguns indicadores são relacionados às habilidades de gerenciamento do Diretor, reforçando ainda mais seu papel na promoção da qualidade do Ensino.
Palabras clave : Indicadores e Metas; Gestão Escolar; Desempenho de Leitura; Análise de Envelope de Dados; Ideb.