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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
NASCIMENTO, Maria Victória Leal de Almeida y ANDRADE, Mauricio Oliveira de. Programa de transporte escolar como meio para melhorar a educação pública em um pequeno município rural no Nordeste do Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2022, vol.30, n.114, pp.182-206. Epub 28-Ene-2022. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002903093.
O transporte escolar é fundamental para o acesso a permanência dos alunos na escola, no meio rural. O governo brasileiro financiou programas de transporte escolar para apoiar os municípios. Essa pesquisa tem como objetivo analisar se esses programas são percebidos como eficazes em pequenos municípios rurais. Visando a esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com alunos e professores. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas para testar os resultados. Na análise quantitativa, observou-se que a maioria dos alunos está muito satisfeita, sendo regularidade/pontualidade o critério mais bem avaliado. Os professores acreditam que a pontualidade melhorou, a evasão escolar diminuiu e o desempenho escolar aumentou. Numa análise conjunta, as avaliações realizadas pelos professores quanto à evasão escolar e ao desempenho apresentam uma relação significativa com a regularidade/pontualidade avaliada pelos alunos. Na análise qualitativa, um agrupamento de ideias destacou conforto, segurança, civilidade e pontualidade como positivos, enquanto os pontos negativos mais citados foram superlotação, falta de organização e desconforto.
Palabras clave : Desempenho Escolar; Transporte Escolar Rural; Políticas de Transporte; Avaliação de Transporte.