Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. Reflexões sobre a escrita na formação inicial de professores. Educ. Rev. [online]. 2009, n.34, pp.111-126. ISSN 0104-4060.
O presente estudo busca nos textos produzidos por licenciandos ao analisarem aulas ministradas por eles a manifestação de subjetividades, singularidades e identidades ao se verem no papel de professor. Toma-se como fundamentação as noções de processos identitários e gêneros textuais. Observa-se que alguns licenciandos destacam as falhas cometidas na condução de suas aulas procurando justificá-las. Outros licenciandos destacam o papel satisfatório de suas práticas se identificando à profissão. Discute-se ainda sobre a contribuição da escrita de gêneros diferenciados na formação docente.
Palabras clave : Processo Identitário; Subjetividade; Formação de Professor; Gênero Textual.