Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
FERREIRA, Aurino Lima y ACIOLY-REGNIER, Nadja Maria. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educ. Rev. [online]. 2010, n.36, pp.21-38. ISSN 0104-4060.
O presente artigo versa sobre as contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Situa e define os complexos afetivos e cognitivos na teoria waloniana e destaca a noção de pessoa engajada como síntese fundamental para o entendimento da relação entre afetividade e cognição no campo educacional. Busca ainda apontar a importância da visão dialética e humanista da pessoa completa de Wallon para as práticas educacionais e retoma a ideia de "circularidade fundamental" de Francisco Varela para atualizar a visão de Wallon sobre a não separatividade entre homem e mundo.
Palabras clave : Afetividade; Cognição; Educação; Henri Wallon; Circularidade Fundamental.