Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
D'AGORD, Marta Regina de Leão. Aprendizagem e método psicanalítico. Educ. Rev. [online]. 2010, n.36, pp.147-161. ISSN 0104-4060.
Este trabalho tem por objetivo contribuir para a docência universitária e como origem a seguinte questão: se o método psicanalítico estabelece princípios para uma direção de tratamento, qual seria a contribuição do mesmo para os princípios de uma direção psicanalítica de aprendizagens (ou aprendizagem?) na universidade? Trabalha-se com uma transposição do método psicanalítico, elaborado por Freud e Lacan, para o campo da aprendizagem, reconhecendo-se que o primeiro opera sobre o saber inconsciente, enquanto o segundo tem por objeto o conhecimento. As questões abordadas para a formulação de uma direção psicanalítica de aprendizagem são as seguintes: a relação entre saber e conhecimento; a relação entre o saber e o só-depois (Nachträglichkeit) e a experiência dos cartéis nas instituições de formação psicanalítica.
Palabras clave : Método Psicanalítico; Aprendizagem; Conhecimento; Saber.