Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
MILANESI, Irton. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. Educ. Rev. [online]. 2012, n.46, pp.209-227. ISSN 0104-4060.
Apresentamos por meio deste artigo o resultado de uma investigação realizada com professores regentes de escolas públicas do município de Cáceres-MT. O texto é parte de uma pesquisa realizada, sob o título "O estágio supervisionado na formação docente: a prática pedagógica dos estagiários a partir da visão dos professores regentes das escolas-campo". Em nossas análises, apresentamos a concepção de estágio presente no pensamento dos professores regentes e a avaliação que tais docentes fazem quanto aos aspectos que consideram positivos no estágio. A metodologia utilizada tem como pressuposto de investigação a pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário a 62 professores regentes das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Cáceres-MT. As perspectivas aqui apontadas nos remetem para a compreensão dos desafios enfrentados na formação docente por intermédio da relação que se estabelece entre a escola e a universidade por ocasião da realização do estágio supervisionado.
Palabras clave : Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Prática Docente.