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versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
LOPEZ, Oresta; RAMOS, Norma y ESPINOSA, Armando Rene. La intervención del Estado, la desigualdade y el deseo en la invención de los espacios escolares rurales en tres regiones de México en el periodo posrevolucionario. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.59-82. ISSN 0104-4060.
Neste artigo apresentamos olhares do mundo escolar rural em três regiões do centro e norte do México, durante a primeira metade do século XX. Para este momento nos interessa explorar aspectos importantes dos contextos que levaram as ações do Estado intervirem nas construções e aparelhamentos de escolas rurais nas regiões do Vale Mezquital em Hidalgo, Nuevo León e San Luis Potosi. Ao situar nossas investigações no período posterior à Revolução Mexicana, queremos fazer uma primeira aproximação acerca das mudanças nos espaços escolares, tanto no que diz respeito às suas instalações e edifícios, como dos móveis e conceitos que construíram a nova coreografia e as relações escola-comunidade em povoados rurais e indígenas.
Palabras clave : Escolas Rurais; Espaços Escolares; Cultura Material da Escola Rural.