Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
LOPES, Amelia y MENEZES, Isabel. A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.103-124. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.62649.
Este artigo discute os processos envolvidos na formação pós-graduada e o seu papel na construção de um sentido de si como investigador. Tendo como base dados recolhidos junto de estudantes de pós-graduação da Universidade do Porto e a experiência das autoras na direção de programas de pós-graduação em Ciências da educação, analisam-se algumas experiências relevantes do ponto de vista de uma aprendizagem situada da investigação. Atende-se especialmente as formas e dispositivos que envolvem professores, supervisores, colegas e outros investigadores e que podem contribuir para o desenvolvimento progressivo do que-fazer da investigação.
Palabras clave : Pós-graduação; Mestrado; Doutorado; Investigação; Comunidade de prática de investigação.