Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
MARTINS, Lígia Márcia y LAVOURA, Tiago Nicola. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, n.71, pp.223-239. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.59428.
O presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais.
Palabras clave : Materialismo histórico-dialético; Método; Conhecimento científico..