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versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
FRONZA, Marcelo. As histórias em quadrinhos e a Ditadura militar brasileira: a triangulação metodológica como critério investigativo das ideias históricas de jovens brasileiros. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.74, pp.69-92. Epub 30-Abr-2019. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.64399.
Investiga-se como inventariar as histórias em quadrinhos que abordam a Ditadura Militar Brasileira de 1964-1985 que possibilitam mobilizar as dimensões estética, política e cognitiva da cultura histórica (RÜSEN, 2016) dos jovens estudantes brasileiros de escolas públicas. Essa investigação é ligada ao projeto da CAPES Memórias Brasileiras: Conflitos Sociais, denominado Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma história da guerrilha do Vale do Ribeira (2015-2019). Parte-se de uma triangulação metodológica fundamentada na compreensão dos processos históricos vinculados à relação entre as estruturas de sentimento (WILLIAMS, 2003) pertencentes a cultura juvenil, a interculturalidade e o novo humanismo (RÜSEN, 2014), e ao princípio da “burdening history” proposto por Bodo von Borries (2016), o qual propõe que o fardo da história pode ser superado pela interpretação multiperspectivada instauradora de controvérsia provida pela autocrítica na teoria da história. Busca-se, a partir do inventário da tipologia das histórias em quadrinhos que narram as experiências históricas relacionadas à Ditadura Militar Brasileira, a criação de um instrumento de investigação que possibilita a construção de uma história em quadrinhos paradidática sobre a Guerrilha do Vale do Ribeira.
Palabras clave : Educação Histórica; Fardo da história; Estrutura de sentimento; Histórias em quadrinhos; Ditadura militar brasileira..