Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
RAPIMAN, Daniel Quilaqueo. Intervenção educativa intercultural para um diálogo de saberes indígenas e escolares. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.76, pp.219-237. Epub 23-Sep-2019. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.63000.
Este artigo propõe a incorporação da episteme indígena ao currículo escolar por meio de um método de intervenção educacional intercultural com contribuições epistêmicas do mapuche e da educação escolar. Analisa-se, por um lado, que a intervenção educativa intercultural implica assumir a igualdade da condição humana com base no diálogo do conhecimento, a fim de garantir a liberdade, a igualdade e a coesão social; e, por outro lado, como um desafio sociopolítico para o reconhecimento da existência e sobrevivência dos povos indígenas com seus conhecimentos educacionais, linguagens e identidades culturais.
Palabras clave : Intervenção educativa; Interculturalidade; Educação escolar; Educação indígena.