Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
RODRIGUEZ, María Montserrat Castro. Os materiais utilizados nas escolas de Educação Infantil projetados em seus sites e blogs. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.95-116. Epub 25-Oct-2019. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.68686.
Na Espanha, a Educação Infantil não é uma etapa escolar obrigatória, mas, atualmente, quase 100% dos alunos entre 3 e 6 anos estão na escola. Nos últimos anos, na comunidade científica, despertou-se interesse em investigar diferentes aspectos curriculares relacionados à práxis educacional dessa etapa. Neste contexto, os materiais desempenham um papel fundamental como mediadores para o acesso ao conhecimento e também para o desenvolvimento de projetos educacionais. Paralelamente, as políticas de incentivo ao uso das TICs na sociedade e na escola geram novas formas de ir além das paredes: seus sites e blogs servem de vitrine para os centros registrarem seus trabalhos. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que tem dois objetivos: identificar os tipos de materiais projetados nos blogs e sites dos centros educacionais e verificar se eles são contextualizados na comunidade educacional. Nesta pesquisa, são selecionadas quatro escolas que respondem a quatro modelos representativos referentes ao uso de materiais e sites/blogs. É uma seleção intencional baseada nos seguintes critérios: tipo de escola, contexto socioeconômico, uso de seus sites/blogs e tipos de materiais. É uma amostra de 27 salas de aula agrupadas em quatro centros. O instrumento de pesquisa foi desenvolvido com base nos indicadores propostos por Booth e Ainscow (2011). Os resultados indicam que existe uma cultura de compartilhamento de materiais e o uso majoritário de materiais de fora da comunidade, exceto em centros rurais. O uso de blogs e website difere: alguns centros refletem processos e outros apresentam os produtos.
Palabras clave : Materiais; Educação Infantil; Blogs; Website; Materiais contextualizados.