Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
MACEDO, Maria Dalva de Lima. Resistência cultural de estudantes negros (as) da roça nas escolas públicas de Santa Bárbara- Bahia. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2011, vol.20, n.35, pp.231-231. ISSN 0104-7043.
A pesquisa é uma reflexão sobre a trajetória de estudantes negros/negras da roça e suas interações com a escola. Foi desenvolvida em Santa Bárbara, Bahia. O aporte teórico-conceitual utilizado é dos estudos culturais. Fomentou-se a reflexão sobre inter-relações entre roça, cultura, identidade, escola e resistência. Através do método da História Oral e de entrevistas individuais com estudantes/ ex-estudantes da roça deste município, buscou-se responder à questão: quais estratégias os(as) estudantes negros(as) utilizam na escola como forma de preservação de costumes e tradições negras e rurais, como forma de resistência cultural? Uma das discussões de fundo ancora-se no significado da roça, espaço que experimentou um processo de reterritorialização. Alguns resultados confirmam achados de outros pesquisadores. A relação entre esses estudantes e a escola é marcada, de um lado, por preconceitos, estereótipos e discriminação e, do outro, por variadas formas de resistência cultural. Embora nem todos entrevistados se identifiquem como negros(as), há nos seus relatos trechos que contam experiências marcadas pela discriminação, pelo racismo, fenômenos camuflados em “brincadeiras” difundidas no espaço escolar. A resistência cultural se efetiva na escola através de estratégias que vão desde a aprovação à indisciplina, repetência e evasão. A escola se constitui num espaço contestado por meio de jogos cotidianos que deslocam e/ou seduzem a “Verdade”. A escola contemporânea vem experimentando efeitos de políticas públicas voltadas para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Entretanto, em Santa Bárbara, as políticas de ações afirmativas, voltadas para a reparação de desigualdades sociais, ainda não se tornaram efetivamente uma realidade.
Palabras clave : Negro(a) da Roça; Escola; Resistência Cultural.