Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194
Resumen
DEROSSI, Caio Corrêa; HOLLERBACH, Joana D’Arc Germano y MELLO, Cecília Carmanini de. A EDUCAÇÃO COMO “ÁGUA PARALÍTICA”: “NOVOS” RUMOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.316-328. Epub 18-Oct-2021. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p316-328.
Este artigo analisa a Lei nº 13.415/2017 e suas relações com as políticas públicas sugeridas pelo BID. Foi utilizado como método a pesquisa documental e como fonte a Lei da Reforma do Ensino Médio e o documento do BID Análisis del apoyo del BID a la Educación Secundaria. Conclui-se que há crescente implementação de ações de cunho neoliberal, impactando a educação, com o entendimento de um ensino formativo para o trabalho precário. As considerações finais apontam também para a gravidade da prática de tais políticas para a formação dos futuros docentes e dos estudantes filhos das classes trabalhadoras.
Palabras clave : Educação; Políticas públicas; Ensino médio; Lei nº 13.415/2017.