SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número64JUGAR, ANALIZAR, CREAR JUEGOS Y REFLEXIONAR SOBRE SU USO EN LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICASTECNOLOGÍA 4.0 PARA LA EDUCACIÓN 4.0: INNOVACIONES, DESAFÍOS Y OPORTUNIDADES EN INDIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

JACQUES, Juliana Sales; MALLMANN, Elena Maria  y  MAZZARDO, Mara Denize. (CO)AUTORIA DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E INOVAÇÃO EDUCACIONAL: CAMINHOS ÉTICO-ESTÉTICOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.181-197.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p181-197.

Na esteira de quefazeres e saberes ético-estéticos, investigamos em que medida a (co)autoria de Recursos Educacionais Abertos (REA) potencializa inovação na Educação Básica. Em movimento cíclico-espiralado de pesquisa-ação, (co)autoramos o Small Open Online Course “REA: Educação para o futuro”, ofertando-o a professores da Educação Básica da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Ao longo das atividades de estudo, produzimos dados teórico-práticos que potencializaram, neste artigo, a análise interpretativo-crítica de discursos de professores participantes, sob o recorte temático inovação didático-metodológica e fluência tecnológico-pedagógica. Defendemos que, nas relações dialógicas dos REA com o tripé Educação, tecnologias e inovação, a disruptividade acontece na medida em que (co)autoramos em rede à luz de atos éticos e estéticos. Assim, a (co)autoria de REA, responsável e responsiva, depende da fluência tecnológico-pedagógica para fomentar e consolidar inovação educacional disruptiva.

Palabras clave : tecnologia educacional; produção de material didático; educação a distância; inovação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )