Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478
Resumen
RAMALHO, Betania Leite y MADEIRA, Vicente de Paulo Carvalho. A pós-graduação em educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.30, pp.70-81. ISSN 1413-2478.
Historia a implantação dos cursos de mestrado e doutorado em educação nas regiões Norte e no Nordeste, a partir nos anos de 1970, assim como sua consolidação em programas de pós-graduação, nos anos de 1980 e de 1990, acompanhando os Planos Nacionais de Pós-Graduação. Marca o compromisso fundamental desses programas com o desenvolvimento regional, e em especial o desenvolvimento educacional. Privilegia a análise do desafio posto pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), a partir de 1996, no desenvolvimento e na afirmação dos referidos programas. Conclui explicitando os recursos necessários para o avanço e a efetiva institucionalização da pós-graduação em educação nas regiões Norte e Nordeste.
Palabras clave : Pós-Graduação em Educação; Regiões Norte e Nordeste; Avaliação.