Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478
Resumen
MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000-2006): mapeamento e problematizações. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.40, pp.07-23. ISSN 1413-2478.
Este artigo apresenta uma análise de 123 teses e dissertações sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil, defendidas no período de 2000 a 2006. Constitui-se em uma tentativa de realizar uma revisão sistemática da pesquisa sobre esse tema, com o objetivo de identificar os principais problemas, tendências, contribuições e lacunas a ele relacionados. A partir da análise desses trabalhos, o artigo explora dois aspectos específicos: a relação macro e micro e a discussão sobre os fundamentos da política (escola em ciclos). O artigo indica que é necessário aprofundar aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa sobre ciclos, considerar as determinações mais amplas relacionadas à política, bem como o sistema de mediações, de forma que se busque a compreensão do conjunto das relações que estabelece com os demais fenômenos e com a totalidade.
Palabras clave : Escola em Ciclos; Política Educacional; Revisão de Literatura.