SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número41A voz do Sul na CONFINTEA VI: a agenda da ÁfricaA participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFINTEA VI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

HINZEN, Heribert. Educação de adultos na educação ao longo da vida: desenvolvimentos atuais e interdependentes na Alemanha e na Europa, a caminho da VI CONFINTEA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009, vol.14, n.41, pp.345-354. ISSN 1413-2478.

A educação e a aprendizagem de adultos têm recebido mais atenção e reconhecimento a partir do conceito de aprendizagem ao longo da vida, que se torna agora o principal paradigma para a teoria e a prática educacionais. Este movimento se acentua no contexto de organismos como a Unesco, a União Europeia e a Associação Alemã de Educação de Adultos (DVV), no caso da Alemanha. Há claras indicações de que cada um desses organismos exerce mútua influência sobre os outros, por meio das políticas, programas, modelos e até mesmo pela administração de recursos financeiros. Isto é exemplificado no artigo pela indicação de processos que vêm ganhando importância nos últimos anos, na preparação da VI Conferência Mundial de Educação de Adultos - VI Confintea.

Palabras clave : Educação de Adultos na Europa; VI Confintea.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )