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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478
Resumen
GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela. Integração conceptual, formação de conceitos e aprendizado. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.44, pp.247-263. ISSN 1413-2478.
Com base nas premissas postas pelo psicólogo russo Lev Vygotsky acerca do desenvolvimento cognitivo, discutem-se dois fatos geralmente apontados por pesquisas em educação que focalizam as formas de organização conceptual por parte dos alunos: a articulação de conceitos e o descolamento da realidade imediata, a fim de definir seu estatuto de epifenômenos decorrentes da aquisição de novos conceitos, dado que ambas as operações focalizam organizações de conceitos que resultam do processo do aprendizado, e não o que de fato ocorre na mente dos alunos no momento em que aprendem. Propõe-se assumir os pressupostos da psicologia cognitiva contemporânea que permitem reconhecer o momento de aprender como um processo de mesclagem ou integração conceptual ou, mais especificamente, double-scope blending, descrevendo as suas características particulares em relação ao trato com os conceitos em sala de aula, bem como aos participantes do processo de aprendizado na escola.
Palabras clave : Psicologia Cognitiva; Integração Conceptual; Lev Vygotsky; Desenvolvimento Cognitivo; Escolarização; Aprendizado.