Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478
Resumen
GOROSTIAGA, Jorge M. y TELLO, César G.. Globalización y reforma educativa en América Latina: un análisis inter-textual. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.47, pp.363-388. ISSN 1413-2478.
Este artigo trata sobre as relações entre os processos de globalização e as reformas educacionais implementadas na América Latina nas últimas duas décadas. Reportamos uma pesquisa que procurou caracterizar e comparar as principais perspectivas sobre este tema através da análise de textos produzidos por acadêmicos e por organizações governamentais e não governamentais. Empregando a metodologia da cartografia social, combinam-se ferramentas da análise textual com uma representação visual do discurso como campo intertextual. No mapeamento, identificamos sete perspectivas principais: Economicista, Inserção Imperativa, Integracionista, Crítica Normativa, Crítica Analítica e Mundialização Alternativa.
Palabras clave : Globalização; Reformas Educacionais; América Latina; Cartografia Social.