Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478
Resumen
ANJOS, HILDETE PEREIRA DOS. Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.62, pp.619-633. ISSN 1413-2478. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206204.
O trabalho apresenta uma proposta de percurso metodológico que visa possibilitar incorporar os saberes das professoras das salas de recursos na produção de conhecimento, de modo que faça avançar as políticas e as práticas de inclusão escolar no país, objetivo maior do Observatório Nacional de Educação Especial. Para tanto, apresenta uma experiência de pesquisa-formação que incorpora à proposta metodológica as histórias de vida das educadoras de um dos municípios que participaram da pesquisa do Observatório. Apresenta-se tal percurso metodológico argumentando sobre as possibilidades de interação, na prática, entre pesquisa-formação e história de vida. A participação efetiva das professoras das salas de recursos no levantamento dos saberes acerca de si, das políticas e da própria história da educação especial mostrou grande potencial heurístico no estudo de como esses saberes estão imbricados nas ações e no processo formativo dessas educadoras.
Palabras clave : políticas públicas; inclusão; salas de recursos multifuncionais; história de vida; pesquisa-formação.