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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
DOUTOR, CATARINA; QUINTAS, HELENA; RIBEIRO, CARLOS MIGUEL y FRAGOSO, ANTÓNIO. "Iniciativa Novas Oportunidades" e "NOL+": dois estudos de caso no Algarve (Portugal). Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.63, pp.907-923. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206306.
A "Iniciativa Novas Oportunidades" marcou a educação de adultos em Portugal ao introduzir os processos de reconhecimento e validação dos adquiridos experienciais,permitindo a certificação escolar e a qualificação profissional dos adultos. Em alguns centros de adultos foi criada a parceria Novas Oportunidades a Ler+ (NOL+), visando à melhoria dos níveis de literacia da população. Selecionámos dois centros como estudos de caso, com o objetivo de analisar as práticas desenvolvidas no âmbito dessa parceria. Como técnicas de recolha de informação, recorremos à análise documental e às entrevistas semiestruturadas aos diretores/coordenadores dos centros. Os resultados revelam que a iniciativa NOL+ melhorou o acesso à informação e a atividades culturais, promovendo o desenvolvimento da literacia e a participação cívica. Em ambos os centros, a aprendizagem é entendida como um ato quotidiano indissociável da participação na vida coletiva. Podemos ainda concluir que as práticas de literacia, nesses casos, promoveram a conscientização no seu sentido freiriano.
Palabras clave : educação e formação de adultos; processos de reconhecimento; validação e certificação de competências; literacia.