Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
GRASSI, MARLISE HEEMANN; MARCHI, MIRIAM INES; SCHUCK, ROGÉRIO JOSÉ y MARTINS, SILVANA NEUMANN. Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.681-698. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216635.
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no interior de um programa de pós-graduação stricto sensu - modalidade mestrado profissional - envolvendo nove docentes responsáveis pelas disciplinas da estrutura curricular do mestrado e pelas orientações de trabalhos de conclusão. O objetivo foi investigar as realidades epistemológicas, as competências, as habilidades e as perspectivas desses professores e oferecer subsídios para (re)construir um referencial para a tomada de decisões referentes à organização curricular, planejamentos, ações e avaliações, na direção do aperfeiçoamento do programa, do exercício docente e do desempenho discente. Os resultados indicam comprometimento dos docentes com o ensino, com especial destaque para o compartilhamento de disciplinas e aproximação entre áreas do saber nas pesquisas.
Palabras clave : mestrado profissional; docência; aprendizagem.