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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
NACARATO, ADAIR MENDES. A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.699-716. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216636.
Este artigo tem como objetivo apresentar contextos de formação docente e de políticas públicas, com destaque para alguns constructos teóricos elaborados nas últimas décadas pelo campo da pesquisa educacional e o modo como eles têm sido apropriados e ressignificados pelas políticas públicas. Apresenta, ainda, recentes programas instituídos pela nova Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (nova CAPES) e relata uma pesquisa realizada em um deles, o Observatório da Educação. Os resultados desta pesquisa evidenciam a possibilidade de adesão a um desses programas e a promoção de uma parceria universidade-escola que estimule a reflexão e a criticidade dos professores quanto às políticas públicas e aos documentos prescritivos que chegam às escolas.
Palabras clave : formação docente; políticas públicas; parceria universidade-escola.