Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
BRAYNER, FLAVIO HENRIQUE ALBERT. “Paulofreireanismo”: instituindo uma teologia laica?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.851-872. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227042.
Dificilmente nos perguntamos “por que ainda somos freireanos?”, nem sequer desconfiamos se a resposta já não pode ter deixado de ser de natureza pedagógica. O fato é que as ideias de Paulo Freire conheceram, ao longo de sua história, um amplo processo de institucionalização que vai desde uma espécie de “culto à personalidade” do mestre, até sua entronização como patrono da educação nacional ou como marco de referência das políticas públicas federais. Este artigo procurou mostrar que essa institucionalização corresponde à lenta perda da substância subversiva que o caracterizava - o que chamo de “paulofreireanismo” -, caminhando para a constituição de uma teologia laica.
Palabras clave : paulofreireanismo; teologia laica; institucionalização.