Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
SILVA, SARA RAQUEL DUARTE REIS DA y SASTRE, MOISÉS SELFA. O álbum poético em português e em espanhol: sinergia estética entre palavras e ilustrações. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.40-41. Epub 25-Sep-2017. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227148.
Este estudo procurou problematizar a relação textual que se observa entre a palavra e a imagem em um tipo de texto especialmente concebido para crianças: o álbum poético. Para tal, utilizamos alguns exemplos textuais significativos desse subgênero literário/editorial ainda em emergência tanto em Portugal quanto na Espanha, e propusemos uma definição e uma caracterização baseadas no comentário de sequências poéticas nas quais a ilustração sustenta o conteúdo verbal. Efetivamente, centrando a atenção no álbum poético de potencial recepção infanto-juvenil, sugere-se uma análise de diversos títulos de autoria portuguesa e espanhola, assente em uma leitura dialógica do texto verbal e do visual. A sinergia que se concretiza entre as duas componentes enunciadas alicerça essa nova construção estética que tem, na verdade e na sua essência, a poesia como matriz e, em larga medida, é devedora dos efeitos expressivos da metáfora.
Palabras clave : literatura infantil; poesia infantil; álbum poético; ilustração; metáfora.