Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
GONZALEZ-PALOMARES, ALBA y REY-CAO, ANA ISABEL. AS IDADES NA CULTURA CORPORAL: REPRESENTAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227163. Epub 08-Nov-2017. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227163.
Este estudo analisa a cultura corporal que se representa nas imagens dos livros didáticos de educação física do Brasil de acordo com a idade de seus protagonistas. O estudo é de tipo empírico, descritivo e comparativo. A técnica de investigação foi a análise de conteúdo mediante instrumento de observação elaborado ad hoc. Os resultados apresentaram uma representação diferenciada da cultura corporal de acordo com a idade e o gênero. Infância, adolescência e juventude são as etapas predominantes. Mulheres e grupos mistos predominam na infância e adolescência; homens na juventude e idade adulta. A juventude se associa à prática esportiva competitiva e de elite. Pessoas de outras idades realizam esportes individuais e atividades artísticas em âmbitos não competitivos, espaços não desportivos e sem vinculação com a elite desportiva. A presença de homens e mulheres mais velhos é equilibrada e apresenta um enfoque que lhes concede importância.
Palabras clave : idade; cultura corporal; imagens; livros didáticos; educação física.