Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
OLIVEIRA, ANA CRISTINA PRADO DE y CARVALHO, CYNTHIA PAES DE. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230015. Epub 12-Ene-2018. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230015.
Este estudo ressalta a relação entre um fator intraescolar - a liderança do diretor (percebida pelos professores da escola) - e um fator extraescolar - as políticas de provimento do cargo de direção da escola - com os resultados acadêmicos dos alunos. Utilizando-se dos dados das edições de 2007, 2009 e 2011 da Prova Brasil, o estudo, de natureza quantitativa, inicialmente descreve o perfil dos diretores das escolas avaliadas somente no 5º ano do ensino fundamental. O trabalho envolveu a criação do índice de liderança do diretor por meio da análise fatorial e da variável indicativa do provimento de cargo do diretor. Por fim, desenvolveu-se uma regressão linear buscando relacionar essas variáveis ao desempenho dos alunos do 5º ano (proficiência média em matemática na Prova Brasil). Foi possível verificar que, quando controlado o nível socioeconômico dos alunos, os fatores intraescolar e extraescolar analisados possuem associações estatisticamente significativas com os resultados dos alunos do 5º ano.
Palabras clave : gestão escolar; liderança; direção; Prova Brasil.