Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
FIGUEIREDO, CARLA; LEITE, CARLINDA y FERNANDES, PRECIOSA. Uma tipologia para a compreensão da avaliação de escolas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230018. Epub 26-Mar-2018. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230018.
A avaliação de escolas assumiu, nas últimas décadas, um lugar de destaque nas políticas e práticas educacionais. No entanto, as dimensões que abrange requerem um contínuo aprofundamento do conhecimento sobre tal prática. Este artigo pretende contribuir para esse aprofundamento por meio da produção e apresentação de uma tipologia para a leitura e interpretação dos processos de avaliação de escolas. Para tal, analisou-se a produção científica publicada entre 2002 e 2015 sobre avaliação de escolas. Esse procedimento permitiu identificar quatro eixos fundamentais à compreensão dessa temática que compõem a tipologia, a saber: 1) a avaliação de escolas nas razões que a justificam e influenciam; 2) a avaliação de escolas em suas funções; 3) a avaliação nas modalidades de seu desenvolvimento; 4) a avaliação em seus efeitos possíveis.
Palabras clave : avaliação de escolas; tipologia da avaliação de escolas; aprofundamento de conhecimento.