Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
ALMEIDA, NEIL FRANCO PEREIRA DE; AMANCIO, MÁRCIA HELENA; SANTOS, SÉRGIO PEREIRA DOS y SALES, LEYDIANE VITÓRIA. Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015). Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230033. Epub 07-Jun-2018. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230033.
Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.
Palabras clave : estado da arte; raça; etnia; educação; Revista Brasileira de Educação.