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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
VELOSO, Geisa Magela; VEIGA, Cynthia Greive y PAIVA, Maria Aparecida. Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930). Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230054. Epub 11-Sep-2018. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230054.
O artigo tem por objetivo analisar apropriações dos princípios de socialização e individualização, discutindo incompreensões e temores produzidos no âmbito da Escola Normal Official de Montes Claros e postos em circulação por meio da imprensa local. A discussão situa-se no contexto da Escola Nova, cuja proposta de renovação não aconteceu de forma consensual, mas marcada por embates e conflitos. Constatou-se que os conflitos em torno dos princípios da individualização e da socialização geraram o temor à descristianização da sociedade e a entrada do comunismo pela via da escola.
Palabras clave : história cultural; Escola Nova; socialização; individualização.