Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
ESTEPA, Paulino Murillo; GALLEGO-DOMINGUEZ, Carmen y GARCIA, Carlos Marcelo. MINHA ESCOLA É COMO... ANÁLISE DE METÁFORAS DE PROFESSORES PRINCIPIANTES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230068. Epub 22-Oct-2018. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230068.
Este artigo analisa concepções que professores iniciantes de um programa de indução têm sobre a escola. Trabalhamos com 269 comentários apresentados em um fórum em resposta à seguinte afirmação: “A escola é como...”. As metáforas obtidas a respeito da imagem da escola, após sua codificação, foram analisadas com base na proposta de Miles e Ekholms. Os resultados indicam que a concepção dominante de escola está relacionada a sua caracterização com uma imagem racional, focada em resultados. A maioria percebe seu local de trabalho como uma organização voltada para atingir metas específicas predefinidas. São poucas as referências à imagem política da escola como um espaço caracterizado por enfrentamento e poder.
Palabras clave : organização educacional; indução; professor principiante.