Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
LESTER, Luis Ajagan y LABRANA, Carlos Muñoz. SETE TESES SOBRE O TEXTO ESCOLAR COMO ARTEFATO CULTURAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230070. Epub 22-Oct-2018. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230070.
Este artigo analisa os traços centrais que caracterizam o texto escolar como artefato cultural. A análise cruza as noções semióticas de Lotman e Bakhtin com a revisão de textos de diversos contextos. O objetivo principal da pesquisa foi indagar sobre como o texto escolar participa da geração da cultura, construindo identidades nacionais, delimitando aqueles que são estranhos a nosso espaço cultural, criando ideologias e mentalidades, impondo significados. O estudo mostra que a recepção ativa dos agentes sociais envolvidos na decodificação pode criar novos significados, diferentes dos textos oficiais, e que a geração de mensagens e códigos deve ser vista dialeticamente.
Palabras clave : texto escolar; cultura; ideologia; mentalidades; semiótica.