Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
SETTON, Maria Graça Jacintho. Socialização de habitus: um diálogo entre Norbert Elias e Pierre Bourdieu. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230072. Epub 22-Oct-2018. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230072.
O objetivo desta reflexão é identificar e analisar as aproximações e os distanciamentos das obras de Norbert Elias e Pierre Bourdieu, a partir do conceito de habitus. Trata-se de uma iniciativa no campo da sociologia da educação, mais especificamente, um empreendimento acerca do conceito de habitus e suas relações indissociáveis com os processos de socialização. A intenção é evidenciar que os autores, ainda que com projetos sociológicos distintos, assemelham-se, sobretudo no que tange a uma construção epistemológica sobre o funcionamento do mundo social e suas relações com a construção dos indivíduos. Para fundamentar o argumento, como não poderia deixar de ser, em se tratando de uma reflexão no campo da socialização, apresento uma leitura de suas trajetórias científicas. Em seguida, chego à questão central da discussão: o conceito de habitus e suas nem tão distintas formulações. Por fim, concluo, com breves ponderações sobre os ganhos desta empreitada.
Palabras clave : socialização; habitus; Norbert Elias; Pierre Bourdieu.