SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Itinerario de la práctica pedagógica de valorización de la población negra en el espacio escolarCurrículum, ruidos y contestaciones: los pueblos indígenas en la universidad brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PARRA, Juan David  y  HERNANDEZ, Carola. Observação de sala de aula em contexto: um estudo exploratório em escolas secundárias no Norte da Colômbia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240005.  Epub 26-Feb-2019. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240005.

Este artigo discute o papel das observações em sala de aula no desenvolvimento do ensino e do aprendizado durante o ensino médio. Especificamente, este documento propõe uma metodologia de observação em sala de aula contextualizada (classroom observation in context - CoC), para lidar com as várias limitações epistemológicas dos modelos de observação tradicionais (input-output) em relação à profissionalização dos educadores. Analisar o contexto requer utilizar estratégias de observações não estruturadas que identifiquem padrões nos eventos ocorridos nas salas de aula e consequentes oportunidades para diálogos colaborativos (entre observadores e entre observadores e observados) a fim de refletir sobre os potenciais agentes por trás desses padrões. Os resultados de um estudo exploratório de CoC no norte da Colômbia delineiam o potencial desse tipo de estratégia em informar os debates sobre políticas educacionais que vão além do ambiente da sala de aula.

Palabras clave : observação em sala de aula contextualizada; metodologia; educação secundária; Colombia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )