Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
GROPPO, Luís Antonio; OLIVEIRA, Ana Rosa Garcia de y OLIVEIRA, Fabiana Mara de. Cursinho popular por estudantes da universidade: práticas político-pedagógicas e formação docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2019, vol.24, e240031. Epub 29-Jul-2019. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240031.
O artigo trata de um núcleo da Rede Emancipa Movimento Social de Cursinhos Populares, formado por estudantes de uma universidade pública mineira com o objetivo de compreender os processos de formação política e a formação docente desse núcleo. Uma pesquisa bibliográfica fundamenta a análise de campo dos cursinhos populares no Brasil, constatando um dilema que lhe é constitutivo: a conciliação entre o objetivo de preparar para os exames e a intenção de ser um instrumento de luta popular pela democratização da educação superior pública. Por meio de pesquisa de campo, analisa-se o núcleo da Rede Emancipa buscando compreender como tais dilemas são aí vividos. Os principais resultados registram a grande relevância desse coletivo autogerido por estudantes para sua formação docente, incluindo importantes componentes políticos voltados à mobilização popular pela ampliação dos direitos sociais.
Palabras clave : cursinho popular; formação política; formação docente.