Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
MORETO, Julio Antonio. Formação continuada de professores - professores excelentes: proposições do Banco Mundial. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250047. Epub 04-Nov-2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250047.
Estudamos a formação continuada de professores nas ações do Banco Mundial, conforme o Relatório Anual de 2018, e do Training teachers on the job: what works and how to measure it. Explicitamos a globalização pela teoria da ocidentalização como possibilidade explicativa, além de a formação ser entendida como formação profissional em alternância: articulação entre trabalho (prática) e estudos, compreendendo: a teoria do capital humano pela soma de aptidões e saberes, fonte de capacidade produtiva; a pedagogia das competências e a performance da escola, pelas avaliações externas; o treino de técnicas para ações futuras; o domínio da tecnologia; a preparação para o trabalho; o acompanhamento da sala de aula; e a adequação à prescrição de modelos que orientam os sistemas de acordo com as necessidades da globalização, como os professores, pelo treino e pela técnica.
Palabras clave : formação continuada de professores; Banco Mundial; globalização.