Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
MACHADO, Sandro y CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Relações afetivas, gestualidades e musicalidades: culturas lúdicas infantis na pré-escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250060. Epub 16-Dic-2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250060.
O artigo é decorrente de uma investigação etnográfica que, fundamentada nas contribuições dos estudos sociais da infância, teve como objetivo pesquisar a produção de culturas lúdicas infantis por crianças pré-escolares na educação infantil. Metodologicamente, foram utilizados como estratégias a observação, os registros escritos e fotográficos e as rodas de conversa com as crianças. Com base nas análises, mapearam-se as gestualidades, as relações afetivas e as musicalidades expressas pelas crianças como unidades analíticas que ilustram a produção das culturas lúdicas em situações cotidianas que não se encontram vinculadas necessariamente às brincadeiras. Por meio da pesquisa, foi possível inferir que as culturas lúdicas dizem respeito à sensibilidade das crianças em reconhecer experiências lúdicas, também naquilo que escapa às suas referências culturais, ao se perceberem envolvidas afetivamente em situações ainda não experimentadas nos diversos ambientes dos quais fazem parte.
Palabras clave : educação infantil; culturas lúdicas; pré-escola.