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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
SILVA, Jaqueline Roberta da; MANIGLIA, Fabíola Pansani y FIGUEIREDO, Glória Lúcia Alves. Paulo Freire e Edgard Morin na pós-graduação: perfil e percepções de egressos de um programa de pós-graduação em Promoção da Saúde. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250061. Epub 15-Dic-2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250061.
O presente estudo discute o processo de formação de profissionais da saúde diante das demandas advindas da sociedade com recursos humanos capacitados em buscar respostas saudáveis e sustentáveis. Objetivou-se analisar o perfil e as competências adquiridas em promoção da saúde (PS) e a inserção no mercado de trabalho de egressos de um programa de pós-graduação em PS que fundamenta sua metodologia em Paulo Freire e Edgar Morin. É uma pesquisa de campo, do tipo mista, de caráter exploratório. A amostra totalizou 54 participantes, egressos titulados entre 2012 e 2017, representando 50,5% da população do período. A formação em PS apresenta-se beneficiada pela abordagem crítica reflexiva adotada pelo programa e com base em Paulo Freire e Edgar Morin, comprometidos com a realidade, extraindo-se a essência da prática e permitindo a transformação da realidade. Destaca-se que parte desses egressos está atuando na docência e retroalimentando, assim, o processo de ensinagem na perspectiva da PS.
Palabras clave : prática educativa; formação em promoção da saúde; competências de promoção da saúde.