Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
CABRAL, Elaine de Almeida y YANNOULAS, Silvia Cristina. A Segregação Socioeducacional no Distrito Federal do Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260069. Epub 06-Oct-2021. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260069.
Este artigo discute a relação entre educação, pobreza e desigualdade social por meio da análise da segregação socioeducacional no Distrito Federal do Brasil, considerando a distribuição da renda per capita familiar entre as regiões administrativas, bem como dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família e da infraestrutura física das escolas públicas que atendem esse público, com o objetivo de compreender o processo de pauperização na/da escola. O embasamento teórico se deu na discussão das categorias exclusão, desigualdade e segregação. Foram analisados dados de 2018 e 2019, provenientes do Ministério da Cidadania, do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, da Secretaria de Educação do Distrito Federal e da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, que permitiram constatar a influência da segregação socioespacial no DF sobre o atendimento aos alunos beneficiários do PBF.
Palabras clave : educação; pobreza; desigualdade social; segregação socioeducacional.