SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27¿ES LA EDUCACIÓN EDUCATIVA ESENCIAL PARA LOS PROFESORES? ESTRATEGIAS APLICADAS POR PROFESORES DE ADMINISTRACIÓN EN EL AULAMODO DE ORGANIZACIÓN DE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS BAJO LA LUZ DE LA TEORÍA DE LA ENSEÑANZA DEL DESARROLLO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MAGNANI, Luiz Henrique  y  MARQUES, Luiz Otávio Costa. Uma proposta curricular para a formação de professores de línguas no contexto da educação do campo: reflexões e práticas de Educação Linguística. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270044.  Epub 16-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270044.

A emergência das licenciaturas em educação do campo em universidades públicas brasileiras, ocorrida a partir do início do século XXI, mobiliza, na prática, um conjunto de questões pedagógicas, metodológicas, epistemológicas e logísticas de toda uma comunidade vinculada a tal política pública. Em particular, focalizamos o caso da habilitação em linguagens e códigos de um desses cursos, em que atuam os autores do texto. Com o objetivo de refletirmos sobre práticas educativas significativas no contexto apresentado, bem como sobre concepções de língua e linguagem que subjazem tais práticas, descrevemos alguns aspectos da habilitação, pormenorizando elementos de organização curricular tanto quanto práticas que mobilizam visões e posturas particulares. Tal descrição acompanha uma análise sobre aspectos conceituais e práticos sobre linguagem e educação que emergem a partir de nossa atuação no curso em questão. Consideramos que relatos e reflexões sobre experiências e aspectos de um curso marcado por práticas, expectativas, organização espaço-temporal e bases epistemológicas que se contrapõem a um modelo mais comum de formação de professores da área da linguagem no contexto brasileiro podem suscitar pautas de interesse mais amplo para as esferas da linguagem e da educação.

Palabras clave : linguagens; formação de professores; educação do campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )