Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez. As bibliotecas na Instrução Pública no Maranhão Império: livros, leituras e leitores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270035. Epub 11-Nov-2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270035.
Neste artigo, descrevem-se as bibliotecas maranhenses no período imperial como espaços de sociabilidade segundo sua natureza, função e projeção, analisando-se o seu papel na instrução pública na província do Maranhão. Identificam-se e comparam-se estratégias em uso pelo Gabinete Português de Leitura, pela Biblioteca Pública Provincial e pela Biblioteca Popular Maranhense para a sua instauração, funcionamento e acesso, que estimularam a formação de leitores e práticas de leituras distintas em públicos-alvo diferenciados. Utiliza-se a história cultural como abordagem teórico-metodológica, cruzando-se diferentes fontes: relatórios/ofícios dos presidentes da província e dos inspetores da instrução pública, leis e regulamentos da instrução, livros de minutas, a imprensa local e a literatura regional.
Palabras clave : história das bibliotecas; práticas leitoras; instrução pública; Maranhão Império.