Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz y CENCI, Ângelo Vitório. A abordagem da educação baseada em evidências científicas na formação de professores: recuo da prática1. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270106. Epub 24-Nov-2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270106.
O artigo apresenta o olhar de especialistas da educação brasileira sobre a abordagem da educação baseada em evidências na formação dos professores. Utilizando-se da hermenêutica reconstrutiva de Habermas (1987), explicita o resultado de um questionário que inquiriu especialistas da educação sobre o sentido da abordagem quando tratamos da formação de professores. Dos 25 pesquisadores consultados, quatro posicionaram-se favoravelmente à proposta, enquanto 21 foram contrários. Considerando-se que o Conselho Nacional de Educação vem protagonizando políticas de educação de forma unidirecional e sem oportunizar o contraditório, o propósito da pesquisa foi abrir um espaço de discussão sobre o assunto, trazendo à luz os silenciamentos presentes na proposta. Em síntese, a maioria dos pesquisadores afirma que a legitimidade da formação de professores compreende intencionalidade e envolve postura ética, contexto e formação humana que não se constrói sobre nem brota de fatos empíricos, simplesmente.
Palabras clave : educação por evidências; hermenêutica reconstrutiva; formação de professores.