Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
MENDONCA, Lurian Dionizio; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho y RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Atividades de enriquecimento vivenciadas por estudantes com altas habilidades/superdotação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270127. Epub 21-Dic-2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270127.
Os estudantes com altas habilidades/superdotação se destacam por sua inteligência superior ou por um talento especial, em diferentes áreas do conhecimento, necessitando de atendimento especializado. As atividades de enriquecimento são alternativas educacionais previstas para atender esse público. Pretendeu-se na presente pesquisa descrever as atividades de enriquecimento vivenciadas por estudantes com altas habilidades/superdotação a partir do relato dos próprios estudantes, seus familiares e professores. Foram elaborados e aplicados questionários e protocolos específicos para cada grupo de informantes. Como resultados, verificou-se que os estudantes frequentaram poucas atividades de enriquecimento, a maioria delas disponíveis em laboratórios de uma universidade. Com frequência, elas consistiram em atividades exploratórias, sem considerar o interesse e as habilidades dos estudantes, não atingindo os enriquecimentos do tipo II e III, segundo relatos de todos os segmentos.
Palabras clave : altas habilidades/superdotação; atividades de enriquecimento; educação especial.