SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Afectividad, género y cuidado. Aportaciones al área de la educaciónEl movimento Escola sem Partido: entre el control político de la enseñanza y los intentos inconstitucionales de volver a la censura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FIGUEROA-CESPEDES, Ignacio et al. Estão por aí?: Situações sociais em uma experiência de formação contínua de professores a distância, no contexto da COVID-19. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290051.  Epub 22-Mayo-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290051.

A pesquisa visa compreender as situações sociais vivenciadas em um programa de Formação Continuada de Professores com foco na Experiência de Aprendizagem Mediada, com base nas perspectivas da equipe de treinamento. O caso foi desenvolvido no Chile em modo remoto, por conta da pandemia de COVID-19. Uma metodologia qualitativa de projeto narrativo foi aplicada, utilizando-se registros etnográficos e entrevistas. Os resultados mostram três cenários de interação em um contexto virtual: câmeras desligadas, baixa participação e controvérsia em relação à proposta de treinamento. Nestas situações, a equipe de treinamento experimenta emoções de desconforto, tristeza e frustração quando não vê a presença e envolvimento do grupo de professores participantes, desenvolvendo performances interativas. A importância de elaborar experiências considerando a novidade do contexto é discutida a fim de se conseguir uma adaptação efetiva dos diferentes cenários de interação.

Palabras clave : Formação Contínua de Professores; Aprendizagem Online; Interação Educativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )