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Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
CAPOVILLA, Fernando C. y CAPOVILLA, Alessandra G. S.. Leitura, ditado e manipulação fonêmica em função de variáveis psicolingüísticas em escolares de terceira a quinta série com dificuldades de aprendizagem. Rev. bras. educ. espec. [online]. 1996, vol.02, n.04, pp.53-71. ISSN 1413-6538.
Foram analisados os efeitos de características psicolingüísticas (lexicalidade, regularidade e freqüência) e de nível de escolaridade (terceira a quinta série) sobre a leitura, ditado e manipulação fonêmica em quinze escolares com dificuldades de aprendizagem. Leitura e especialmente ditado foram fortemente afetados pela lexicalidade, freqüência, regularidade e série (nesta ordem). Em manipulação fonêmica, a de segmentos mediais foi a mais lenta e difícil; e a de iniciais foi mais fácil que a de finais. Quando se partia de palavras reais, era mais fácil manipular os segmentos iniciais; e quando chegava a reais, os finais. Partindo de reais a pseudo-palavras, foi mais fácil deletar que adicionar segmentos. Escores nas provas de leitura, ditado e manipulação foram relacionados: houve intercorrelações significantes positivas entre os escores nelas, e negativas entre eles e os tempos de execução nas tarefas.