Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
ABRAMOWICZ, Anete. Educação inclusiva, incluir para quê. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2001, vol.07, n.02, pp.01-10. ISSN 1413-6538.
Este artigo realiza a discussão sobre a inclusão a partir de três aspectos que são essenciais quando lutamos por uma educação que seja inclusiva. O primeiro aspecto refere-se à noção de inclusão da qual deriva a idéia de exterioridade, de fora, temáticas que são discutidas a partir dos trabalhos de Michel Foucault e Gilles Deleuze. Diferenças é o segundo aspecto discutido no artigo, onde se enfatiza a urgência de se produzir diferenças, na medida em que há uma incessante forma, talvez nova, de vida produzida pelos diferentes e que é preciso estar atento para aproveitar. Por fim, o artigo analisa a escola atual, tomando a educação infantil como exemplo, já que ela também esta sendo incluída no sistema educacional, para responder à questão, a escola tal como ela se encontra hoje quer incluir as crianças, para quê?
Palabras clave : Educação Inclusiva; Inclusão; Diferenças; Exclusão Social.