Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
BEYER, Hugo Otto. Integração e inclusão escolar: reflexões em torno da experiência alemã. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.157-168. ISSN 1413-6538.
Os paradigmas da integração e da inclusão escolar, com acentos conceituais diferenciados, têm marcado a história da educação especial nos últimos 30 anos. São vários os países que têm aderido aos mesmos, com ênfases e experiências próprias. O presente artigo ocupa-se da experiência de integração escolar de alunos com necessidades especiais em escolas regulares nos diferentes estados alemães. Considera as temáticas que têm acompanhado tal experiência, no confronto de novos e velhos paradigmas. Conclui com considerações sobre a realidade brasileira, face à crescente ênfase nas políticas educacionais integradoras e inclusivas.
Palabras clave : Integração Escolar; Educação Inclusiva; Integração Escolar Alemã; Política Brasileira de Integração/Inclusão Escolar.