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Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A representação documentária de artigos científicos em educação especial: orientação aos autores para determinação de palavras chaves. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.257-272. ISSN 1413-6538.
A palavra-chave é uma representação do conteúdo significativo do texto e também é utilizada para representar uma necessidade de informação na estratégia de busca. O tratamento temático de conteúdo para sistemas de recuperação da informação oferece subsídios teóricos e metodológicos para a determinação de palavras chaves tendo em vista a estrutura e a tipologia textual do artigo científico. Propõe-se a explicitação do processo de determinação de palavras-chaves em artigos científicos da área de Educação Especial com o objetivo a representação documentária do seu conteúdo para atendimento de demanda de recuperação pelo leitor especialista da área. O texto científico é apresentado como variável importante em metodologia de indexação para a determinação de palavras chaves utilizando como estratégia de análise de assunto a localização do tema principal pela exploração da estrutura textual combinada com a análise conceitual por questionamento e representação dos termos obtidos pela linguagem documentária do sistema que indexa o periódico. Conclui-se pela orientação de que a palavra chave é resultado da representação documentária realizada mediante compatibilização com linguagens documentárias após identificação e seleção de termos durante a análise de assunto do artigo pelo autor-leitor.
Palabras clave : Indexação; Palavras Chaves; Linguagens Documentárias; Artigo Científico.