Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
BARROS, Alessandra Santana Soares e; GUEDEVILLE, Rosane Santos y VIEIRA, Sônia Chagas. Perfil da publicação científica brasileira sobre a temática da classe hospitalar. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.02, pp.335-354. ISSN 1413-6538.
O objetivo do trabalho foi descrever o perfil da publicação científica brasileira sobre a temática da escolarização em hospitais, iniciativa justificada a partir do reconhecimento da importância da produção científica na legitimação e consolidação de uma nova área do saber. Foram analisados 47 artigos publicados em periódicos científicos entre os anos de 1997 e 2008. Tratou-se, basicamente, de um estudo de avaliação do Estado do Conhecimento (ou Estado da Arte) de uma área de interesse crescente dentro da Educação Especial: a escolarização de crianças hospitalizadas e/ou doentes crônicas, designada pelo MEC segundo o termo Classe Hospitalar. Do ponto de vista do corpus empírico, tratou-se de uma pesquisa documental, alicerçada metodologicamente na Análise de Conteúdo. Os artigos da amostra foram quantificados e qualificados segundo o tipo de investimento empírico predominante, quais fossem: ensaio, relato de experiência, relatos de pesquisa original (pesquisa com desenho de investigação) ou revisão de literatura. Buscou-se, também, identificar se o periódico ao qual o artigo pertencia encontrava-se indexado em bases de dados: SciELO, Edubase, Bireme e catálogo do INEP. Descreveu-se, ainda, a distribuição dos artigos por área de conhecimento e por instituições de onde provinham. Os principais resultados obtidos revelaram que dos 47 artigos analisados 22 foram classificados como sendo oriundos de pesquisa original, apenas dois periódicos encontravam-se indexados em todas as bases de dados consideradas em relevância e as publicações foram originadas, em sua grande parte, da atividade de pesquisadores estabelecidos em instituições federais de ensino superior.
Palabras clave : Educação Especial; Classe Hospitalar; Pedagogia Hospitalar; Análise de Conteúdo.